Naturalmente belo – Combinações de cores a partir da natureza

Existem técnicas que ajudam bastante na hora da gente se vestir. Elas são essenciais, pois nos mostram de onde podemos partir para que o look tenha mais harmonia e proporção. Mas, nem sempre de técnicas a gente precisa viver! Um pouco de inspiração lúdica e olhar aberto são muito bem-vindos pra que a gente tenha outras referências na escolha das roupas. Combinação de cores ganhou muito espaço pra vida real, de 2011 pra cá, quando o tal color blocking explodiu. Daí, a evolução dele na moda foi o uso do círculo cromático, uma ferramenta de consulta para todas as possibilidades de combinações de cores. Mas eu gosto de olhar além do óbvio e ter como referência outros horizontes!

Meu estilo é muito influenciado pelo momento em que eu vivo – a fase que estou passando, minha relação comigo mesma, o que quero expressar sobre mim, se estou aberta e criativa. Me vestir é um prazer e não uma obrigação! Por isso, me inspiro em coisas belas, práticas e com personalidade na hora de escolher um look. Uma delas é a natureza! Apesar de ser uma pessoa super urbana, ultimamente, faço questão de ter um pouco de natureza perto de mim pra me sentir mais conectada ao universo e, com isso, ao bater os olhos na natureza e suas paisagens, percebo como as cores são perfeitamente harmoniosas e como podem servir também de inspiração para combinação de cores em looks.

Se observarmos bem, vemos paisagens de cores complementares a tons neutros, passando por monocromáticas e de tons quentes e frios. Isso é sensacional!!! Se quisermos, não precisamos ter um papel ou foto no celular com aquelas regrinhas para consultar, basta abrir a janela e olhar pro céu ou pro jardim, que vamos achar alguma referência de cor e sua combinação. Isso vale não só para a escolha de um look, mas também pra muitas outras coisas na vida, como a mala para uma viagem, uma coleção cápsula do guarda-roupa (aproveitando, vamos falar mais sobre isso?), decoração, composição de uma mesa para uma refeição especial, composição de almofadas, de toalhas, enfim, basta um pouco de inspiração lúdica e olhar aberto, como eu disse, pra instigar a criatividade e tornar as escolhas mais simples, sem ficar dependente só de regras!

Vamos a algumas ideias? Na galeria abaixo, reuni paisagens e ambientes inspiradores e coloquei looks que achei no Pinterest que eu usaria como referências pra essas combinações de cores:

 

 

Como exercício pro olhar, indico duas coisas: o trabalho impecável da designer Jessica Colaluca, que destrincha cor por cor de cada foto que faz, e seu blog cheio de referências, com seus respectivos códigos de cada cor. E, claro, pastas do Pinterest, com ideias sem fim.

instagram @STELLAMCR